sábado, 10 de março de 2012

Brigadeiro de maçã

Peço desculpas aquelas que acompanham o blog por receitinhas saudáveis, mas em festinhas uma vez por ano acho que dá pra passar para o lado sombrio da comida ; )
nem vou colocar estrelinhas nessas receitas, porque coitadas... vão ficar muito pra trás...
bom, vou dividir algumas coisinhas do mal com vocês. Acho que nunca comprei tanto leite condensado e creme de leite como dessa vez! mas pelo menos pra aliviar a consciência usei cacau puro ou o 50% que faço com o açucar demerara...rs...

Fiquei pensando num jeito de fazer um brigadeiro diferente, e o resultado foi esse aí da foto, um brigadeiro úmido e de sabor suave.

Depois de modelar as bolinhas normalmente e passar no granulado vermelho, apertei de leve o topo com uma colherinha para fazer o buraquinho do topo. Com chocolate branco colorido com um tiquinho de corante verde fiz folhinhas que depois de secar no papel manteiga foram colocadas sobre as maças.
Os cabinhos podem ser feitos de chocolate, pequenos pedacinhos de canela, cravo, ou no meu caso, selecionei granulados de chocolate grandes e meio irregulares que deram ótimos cabinhos. Sabem aqueles granulados que são uns pequenos quadradinhos irregulares?
Aí vai a receita:


aparência dos ingredientes na panela, a
maça bem picadinha

INGREDIENTES


- 2 maças passadas no processador até ficarem em pedacinhos bem pequenos
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga



brigadeiro quase no ponto

Preparo

Leve ao fogo da mesma forma que um brigadeiro tradicional e mexa até desprender do fundo da panela. Depois de desprender pode cozinhar um pouquinho mais pois ele tende a ficar mais mole.
Aí é deixar esfriar num prato fundo untado e depois modelo como descrito acima.

6 comentários:

  1. o meu leite condensado talhou por causa da acidez da maçã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tiago a maçã não é tão acida quanto o limao e ja fiz brigadeiro de limão e ficou uma delicia, então deve ser o seu leite condesdo que esta ruim

      Excluir
  2. O meu talhou também. Usei Leite Moça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante isso de talhar ... Não aconteceu comigo. Normalmente uso aqueles maçãs pequenas vermelhas. Misturei as maçãs nos ingredientes frios. Pode fazer diferença....

      Excluir
  3. melhor cozinhar a maça antes com um pouquinho de açucar, deixar igual a papinha de bebê, depois adicionar o leite condensado.

    ResponderExcluir
  4. O meu não deu certo. Não engrossou de jeito nenhum.

    ResponderExcluir

Site Meter