quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nhoque

Batata, batata... tudo de batata é uma delicia... assada, frita, pure, pão, e nhoque!
Nhoque, gnocchi? o nome não importa, mas sim, que é uma delicia!
Mas infelizmente na maioria dos lugares a massa é pesada, pouca batata e muita farinha.
Já o caseiro, derrete na boca, não tem comparação!

Lembro da minha mãe fazendo nhoque, ela limpava uma mesa de mármore e modelava minhocas compriiiidas de massa que cortava em incontáveis pedacinhos... saudade...
Mas confesso que sou meio preguiçosa e esse negócio de espalhar farinha pra todo lado não me agrada
muito ; )
E na verdade a massa do nhoque é ridiculamente fácil de fazer, a parte de cortar é que dá mais trabalho. Mas achei um utensilio (ao lado na foto sobre a panela) prático e barato que facilita tudo. É só colocar a massa dentro ir apertando aos pouco e cortar o que sai dos buracos. Ele ainda encaixa em cima da panela, então as bolinhas já caem direto na água fervendo pra cozinhar. Genial!

Já vi em lojas de variedades domésticas, de 1,99 e o meu, que achei de boa qualidade, custou R$ 10,00.

Agora mãos a massa! Se bem que eu nem cheguei a por a mão...rs...

INGREDIENTES
- batatas cozidas com sal e amassadas (você pode calcular uma batata grande pra cada pessoa, a travessa da foto foi feita com 3 batatas)
- 1 ovo
- farinha de trigo
- queijo ralado (opcional)

Em uma tigela coloque a batata amassada (provei o sal nessa hora pra saber se precisava mais um pouquinho) acrescente o ovo, misture, se quiser, também o queijo. Aos poucos coloque farinha até a massa ficar firme, mas não dura, num ponto que que pudesse enrolar bolinhas.
Agora, ou faça suas minhocas para cortar, ou coloque na engenhoca sobre a panela.
O nhoque deve ser colocado em água fervente, com um fio de óleo. Quando a bolinha vai pra panela, afunda, mas quando está cozida ela sobre até a superfície. É super rápido.

Deixe o molho pronto aquecido no fogo, assim mantém o nhoque quente, conforme for colocando o nhoque na travessa acrescente o molho bem quente de sua preferência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter