segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Bolo de laranja Vegan

Essa é a primeira de uma série de posts que farei de bolos sem ovo e o escolhido para começar foi o
bolo de laranja. Um dos bolos mais aromáticos que se pode fazer, mas não foi por esse motivo o escolhido, e sim, pelo motivo mais importante: a Laranja Certa.
Se você teve a chance de comprar laranja orgânica em algum momento, vai ficar maravilhado com o cheiro que chega muito longe! Então, se puder, compre uma ou dois pro bolo :)
Mas se não achar, ou não puder, tenho deixado de molho no bicarbonato e lavado bem o que será usado com casca como esse bolo. (matéria crescer sobre lavagem de alimentos com bicarbonato)
Agora, o mais importante, tem algumas dicas importantes para que o bolo não fique amargo. A laranja deve ser bem amarelinha, se a casca estiver mais verde, não use. Aquelas com a casca muito grossa, com muita parte branca da casca, também dá o amargor. E ao cortar as laranjas, além de remover as sementes, retirar também aquele meio branco no centro dos gomos.
Depois disso tudo, vamos a receita!

INGREDIENTES
- 2 laranjas
- 100 ml de água
- 50 ml de óleo de girassol (ou o que tiver em casa)
- 3/4 xícara de açúcar demerara
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- canela para polvilhar a forma

PREPARO
Corte as duas laranjas em pedaços, use uma delas com casca, a outra pode apenas picar tomando cuidado de remover a maior parte das fibras brancas.
Coloque no liquidificador a laranja com a água, o óleo e o açúcar. Bata até ficar bem homogêneo, acrescente as farinhas e vá pulsando até ficar bem misturado, o fermento por último. Se necessário termine de misturar com uma espátula antes de colocar na forma. Coloque a massa em uma forma de furo central untada com óleo e polvilhada com açúcar e canela. Asse em forno pré aquecido 200° por 20 minutos, sempre observando o tempo do seu forno na primeira vez que fizer a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter