sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Macarrão de panela de Pressão

Esse aqui é um coringa para o momento de pressa, ou mesmo pra quem como eu detesta ficar usando várias panelas (e depois ter que lavá-las!). Além do que, cozinhar o macarrão no próprio molho fica mais saboroso, especialmente se for macarrão integral ou de cereais.
Para essa receita costumo usar macarrão integral ou de 3 cereais (trigo, cevada e aveia da Adria) em formato penne ou parafuso, fusilli para os mais chiques ;)
Outra vantagem é que economiza muito gás e dá pra fazer de muitas formas, aqui vou dar a receita básica e as sugestões de variação.
Essas quantidades dão uma panela para 3 pessoas, mas as quantidades podem ser aumentadas, só se precisa ficar atenta para a espessura do molho, se ficar muito grosso queima por baixo.

INGREDIENTES
- alho e cebola picados a gosto
- óleo de girassol para refogar
- 1 lata ou sache, de molho de tomate refogado
- 1 lata de água
- 1 lata ou caixinha de creme de leite
- uma pitada de sal marinho
- 3 copos de 200ml de macarrão
- salsa, cebolinha, coentro picadinhos a gosto

PREPARO
Coloque a panela de pressão no fogo e refogue um pouco a cebola e o alho no óleo de girassol. Acrescente o molho de tomate, a água, o creme de leite (pode fazer sem se desejar), prove o sal e acrescente se necessário. Mexa o molho para que tudo se misture, a consistencia deve ser mais rala para que o macarrão possa cozinhar sem secar. Junte ao molho o macarrão, feche a panela e deixe o fogo aceso até a panela começar a fazer barulho. Gosto de dar uma sacudida algumas vezes enquanto está esquentando. Quando começar a assobiar, desligue o fogo e conte 8 minutos (depende do macarrão, o integral demora mais, e se for macarrão branco é mais rápido, pode ser que na primeira vez não fique no ponto ideal, e diminua ou aumente o tempo conforme o necessário ). Ao final desse tempo, abra a panela, acrescente os temperos verdes, mexa.
Cuidado, pois o macarrão fica numa temperatura altissima e demora para esfriar. Eu acho ótimo pois detesto massa fria e em geral preparado de outras formas o macarrão esfria num instante.

Podem ser feitas inúmeras variações, vou  citar algumas aqui, depois soltem a imaginação!

COM MOLHO FRESCO
substitua o molho pronto por tomates picados

COM MOLHO DE ABÓBORA
fica mais suave, uma delicia:
Nessa mesma receita, diminua um pouco o molho de tomate e acrescente alguns pedaços de abobora seca ao molho, não precisa cortar muito pequeno, podem ter ums 3 cms.
Ao abrir a panela, misture com uma colher de pau, a abobora se desmancha e incorpora ao molho.
Pode ser feito sem o creme de leite

MACARRÃO COM ATUM
acrescente à receita uma lata de atum ao natural (sem óleo) enquanto mistura o molho antes do cozimento.

MACARRÃO COM LINGUIÇA
Se não estiver preocupada com o nivel trash da receita, rodelas de linguiça defumada podem ser refogadas  junto com o alho e a cebola na etapa inicial da receita. Seguir o restante da preparação normalmente.
Claro que meu marido prefere assim...rs...

COGUMELOS
podem ser acrescentados os de sua preferencia, champignon, shitake, etc
No caso do shitake, eu prefiro dar uma refogada na manteiga ou azeite e um tico de sal e juntar no final depois de cozido, pois eles cozinham muito rápido.

2 comentários:

  1. é aquela abobora bem grandona que vende em pedaço. Também se encontra cortada em quadrados sem casca. É bem fácil de encontrar. Provavelmente também fica boa a abobora japonesa, aquela verde escura, arredondada.

    ResponderExcluir

Site Meter