quarta-feira, 20 de julho de 2011

Achocolatado saudável

Meu marido é super fã de Nescau e tem que ser nescau, não vale toddy ou similar. Eu não ligo muito para leite com chocolate, na verdade prefiro café com leite ou chá. Minha Sarinha está agora com três anos e esse ano foi apresentada ao leite com chocolate, resolvi tentar já que estava cada vez mais difícil fazê-la tomar um pouco de leite (depois de desmamar com 2a2m comecei a dar leite A para ela, o Fazenda ou Xandô, que passam por menos processamentos, são fresquinhos), ela mal tomava 100ml com sacrificio...
Ela adorou... não que tome muito, também nem acho que precisa, mas ficou mais fácil o leite da manhã e de antes de dormir. Ela experimentou ovomaltine e um preparado daqueles com duzentas mil vitaminas de chocolate, e o achocolatado orgânico da Native, que custa os olhos da cara, quase R$ 10,00 a lata. Mas me incomodava a idéia de dar essas opções pra ela... não queria que ela se acostumasse com sabor doce demais e não costumo utilizar açucar branco, que é o componente principal desses preparados que tem uma quantidade grande de açucar!
Uma amiga já tinha postado em seu blog de receitas (você pode ver aqui) uma dica bem legal de chocolate feito com açucar mascavo. Mas ainda não era bem o que eu procurava.
Então resolvi procurar outra solução.
Numa das minhas ultimas compras no pão de açucar encontrei um pacotinho de cacau integral sem  adição de açucar da Mãe Terra de 100g (R$ 3,49), e pensei: é isso que eu queria!
Não quis usar o açucar mascavo no preparo, porque ele tem um sabor bastante acentuado, preferi o demerara (orgânico da native) que é um intermediário, nem é refinado como o açucar branco, que não tem nutrientes, é só caloria vazia como dizem os nutricionistas (falarei sobre açucares num post futuro) nem tão integral como o mascavo que tem mais nutrientes.

Bem vamos ao que interessa:

INGREDIENTES:
1 parte de cacau integral sem adição de açucar (nesse caso as 100g do pacote)
a mesma quantidade de açucar demerara

PREPARO:
Coloque o cacau e o açucar no liquidificador e bata até os grãozinhos do açucar ficarem bem triturados e se misturarem ao cacau.
E pronto! Coloque em pote bem fechado.

Dica: ele não dissolve bem no leite frio, mas morninho mistura fácil. Você pode colocar menos açucar e experimentar, ou essa quantidade e se achar amargo, aumentar. Eu achei docinho e pretendo experimentar com menos açucar da proxima vez. Se chegar a outra proporção boa, volto para atualizar o post.
Meu marido formiga não gostou, mas estou pensando em ir misturando com o nescau dele aos poucos...rs...
A Sarinha gostou, nem reclamou nem nada, toma com gosto. E rende bastante! Precisa colocar uma colher pequena no leite e já fica bem forte. Saiu barato e muito mais saudável!

Katia


Um comentário:

Site Meter